Geral 2
O sulfato de magnésio é um composto químico contendo magnésio, enxofre e oxigênio com fórmula MgSO4. É encontrado na epsomita hepta-hidratada (MgMn4. 7H2O ), geralmente chamada sal de Epson da cidade de Epson no Surrey, Inglaterra onde este sal foi separado pela primeira vez a partir das fontes que surgem quando o cré poroso dos North Downs encontra a argila não porosa de Londres. Outra forma de hidrato é a kiesinita.
O sulfato de magnésio anidro é utilizado como agente de secagem. Como a forma anidra é muito higroscópica, (absorva a água do ar com facilidade), e é muito difícil de ser pesado com precisão, o hidrato é muitas vezes preferido para preparar soluções, por exemplo, em preparações medicais.
O sulfato de magnésio é a principal substancia que provoca a absorção do som na água do mar. Absorção, neste caso significa conversão da energia acústica em energia térmica. A conversão é uma função da freqüência. As baixas freqüências são menos influenciadas pelo sal, de modo que a energia acústica se desloca muito mais no oceano. O ácido bórico contribua também à absorção; porém o sal o mais abundante na água do mar, o cloreto de sódio, não tem nenhum efeito conhecido sobre a absorção do som.
Quase todas as formas mineralógicas conhecidas de MgSO4 se apresentam na forma de hidratos. A epsonita é o análogo natural do sal de Epsom. Outro hepta-hidratado, a alpersite, minério contendo cobre (MG, Cu) SO4 7H2O, foi também achado recentemente. Não são, porém, os hidratos mais conhecidos em razão da recente descoberta terrestre de meridianita, MgSO4 11H2O. A hexa-hidrita é o hidrato logo inferior. Os três hidratos seguintes são mais raros: a penta-hidrita, a starkeyita e especialmente a sanderita. A kieserita é um mono-hidrato e se encontra nos depósitos de evaporação. O sulfato de magnésio anidro foi assinalado nas cinzas de carvão, mas nunca foi utilizado como mineral. Os sulfatos de magnésio são comuns nos meios geológicos. As suas