Atividade Geral 2
Alunos:
Professor:
Componente Curricular: Contabilidade Geral 2
Atividade 2 - Processo de Convergência Internacional - Textos
1) Desafios da Profissão Contábil Face o Processo de Convergência Internacional
2) As normas internacionais de contabilidade
Trata-se de 2 textos que possuem como objetivo contextualizar o processo de convergência de internacional e seus desafios. Desse modo, a atividade consiste, após a leitura dos mesmos, responder as seguintes questões:
1) O que é o Processo de Convergência Internacional das Normas Contábeis?
O Processo de Convergência Internacional das Normas Contábeis é uma proposta de harmonização contábil, que consiste em um processo pelo qual vários países, de comum acordo, realizam mudanças nos seus sistemas e normas contábeis, tornando-os compatíveis, respeitando as peculiaridades e características de cada região. Esse processo parte da identificação das linhas gerais no marco conceitual e na teoria geral da contabilidade desses países que fundamentam suas normas contábeis. Esse processo considera a influência dessas normas na economia dentro de um contexto de unicidade de mercados. A convergência das normas internacionais deverá facilitar análises, auxiliar para a redução do custo de capital e do custo de elaboração de relatórios financeiros.
2) Qual o papel exercido pelo IASB e pelo CPC?
O International Accounting Standards Board (IASB) – ou Junta de Normas Internacionais de Contabilidade – possui o papel de tratar da questão das diferenças entre normas contábeis de diferentes países, buscando em reduzir tais diferenças, por meio da harmonização das regulamentações, normas contábeis e procedimentos relacionados com a preparação e apresentação de demonstrações contábeis.
No Brasil o CPC exerce a função de centralizar a emissão de normas contábeis no, por meio de pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações, uma vez que seja necessário considerar que nos defrontamos não só com a