contabilidade geral 2
2) Qual o papel exercido pelo IASB e pelo CPC?
IASB: comprometido em reduzir as diferenças entre normas nacionais e internacionais da contabilidade, busca harmonizar as regulamentações, normas contábeis e procedimentos relacionados com a preparação e apresentação de demonstrações contábeis, o IASB emite as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).
CPC: É um órgão regulador contábil brasileiro que representa a unificação dos objetivos de vários outros órgãos do Brasil. A ideia é que o CPC passe a centralizar a emissão de normas contábeis no Brasil, por meio de pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações.
3) Quais os principais benefícios do referido processo?
A grande vantagem das normas internacionais de contabilidade que estão sendo adotadas no Brasil é o fato de se tratar de um conjunto completo de normas, tanto para as sociedades anônimas de capital aberto e sociedades de grande porte, como para pequenas e médias empresas. Sua adoção deve ser integral, não há espaços para adaptações, ou se adota integralmente ou não. Esse raciocínio vale para todas as empresas brasileiras. A convergência das normas internacionais deverá facilitar análises, auxiliar para a redução do custo de capital e do custo de elaboração de relatórios.
4) Quais os principais desafios para a classe contábil?
A classe contábil apresenta profundo despreparo no que diz respeito ao processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Além de todas as mudanças conceituais no processo de reconhecimento, mensuração e divulgação dos fenômenos patrimoniais, o contador ainda encara desafios na compreensão de conceitos na área de TI (tecnologia da informação), na implantação, supervisão e