Oxxo
O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa.
Quanto à identificação e análise dos principais ramos de negócios do ambiente no qual a empresa se situa: devem ser considerados o mercado interno, o mercado externo, seus fornecedores e consumidores
Quanto aos consumidores: quem são; onde estão localizados; como podem ser alcançados; qual a renda pessoal; como compram; como se comportam.
Quanto à definição do mercado: qual a competição existente por outros produtos; qual a segmentação de mercado; Quanto aos concorrentes: quantos e quais são; qual a tecnologia básica que cada concorrente utiliza; qual a participação de cada concorrente no mercado; qual seu faturamento, volume de vendas, lucro e tendências; qual o tipo e nível da força de vendas dos concorrentes; qual sua linha de produtos.
Quanto aos fornecedores: quem são; quantos são; onde estão localizados; qual a oferta total; seus preços de venda; seus prazos de venda e de entrega; e a qualidade de seus produtos.
)Rivalidade entre os competidores: essa rivalidade pode ocorrer em preço, propaganda, serviços ao consumidor, sofisticação técnica. 2)Rivalidade com produtos de substituição: o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e, consequentemente, os lucros. 3)Poder de barganha dos compradores e fornecedores: quanto maior o poder de barganha dos compradores, maior a probabilidade de redução de preço. Quanto maios o poder de barganha dos fornecedores, maior a probabilidade de acréscimos nos custos. E, quanto maior o poder de barganha dos compradores e fornecedores, menores serão os lucros da empresa.