Geral 2
3. PROCEDIMENTOS REALIZADOS NOS EXPERIMENTOS
Inicialmente, mergulhou-se a ponta do fio de Cobre na solução de HCl e levou-o à chama, para verificar se não estava contaminado. Procedendo esta operação, mergulhou-se o fio nas soluções a serem analisadas e levando-os ao ponto da chama que permitiu a melhor visualização da cor emitida. Entre a comparação de uma substância à outra, o fio era mergulhado na solução de HCl para após a descontaminação ser reutilizado. Repetindo o procedimento a fim de analisar detalhadamente cada solução, anotou-se o nome da substância presente na solução e a coloração da chama, representado na tabela 1.1:
Analisando os resultados obtidos podemos concluir que, cada elemento libera a radiação em um comprimento de ondacaracterístico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores.
Primeiramente, colocou-se uma solução de HCl dentro de um béquer limpo, para que pudesse ser feita a limpeza do fio de platina. O fio de patina foi mergulhado na solução de HCl e levado a chama do bico de Bunsen para ser retiradas as impurezas nele contidas.
Feito isso, com a ajuda de uma espátula, foram coletados em sete vidros de relógio os seguintes sais LiCl, NaCl, KCl, CaCl2, SrCl2, BaCl2, CuCl2.
Uma vez coletado os sais e com o fio de patina devidamente limpo, mergulhou-se o fio de platina no vidro de relógio contendo o LiCl para que o sal aderisse ao fio. Com o sal aderido ao fio, levou-se o fio a chama do bico de Bunsen para que o sal fosse aquecido. Logo após foi efetuada a limpeza do fio de platina, mergulhando-o na solução de HCl e levando o