Relat
Instituto de Química/IQ
Química Inorgânica Experimental
_______________________________________________
Experimentos realizados em laboratório
Prof. Dr.: Edésio Alcântara
Alunas: Kelly Nayara Ribeiro de Deus - 101307 Mayara Martins dos Santos - 101312
Goiânia, maio 2012
Introdução
1. Experimentos de reações com formação de complexos em solução aquosa A formação de um complexo pode também alterar o equilíbrio de uma reação. Mas, primeiramente, vamos definir o que é um complexo: complexos ou compostos de coordenação são produtos de uma reação entre um ácido de Lewis e uma base de Lewis 3, definidos como sendo “um composto contendo um átomo ou íon central, ao qual estão ligados moléculas neutras ou íons, cujo número geralmente excede o número de oxidação ou valência do átomo ou íon central”. 4 Geralmente, o átomo central é um metal de transição, formando complexos coloridos, mas também existem complexos em que o átomo central é um metal representativo, e, neste caso, os complexos são brancos, a não ser que o metal esteja ligado a um ligante colorido. Um exemplo de formação de complexo é a reação entre íons Al3+, que funcionam como ácidos de Lewis, e moléculas de água, que participam da reação agindo como uma base de Lewis:
Figura 1 - Formação de um complexo a partir da reação entre um ácido de Lewis e uma base de Lewis.
Assim, seis moléculas de água se arranjam em torno no íon trivalente do alumínio para formar o complexo [Al(H2O)6]3+. Outros exemplos de complexos, bastante presentes no nosso dia-a-dia, são a hemoglobina, complexo de ferro que dá a cor vermelha ao sangue, e a clorofila, complexo de magnésio que dá a cor verde aos vegetais.
Nos casos de formação de complexos em solução aquosa, a constante não é mais chamada de constante de equilíbrio, e passa a ser chamada de constante de formação ou constante de estabilidade, calculada pela mesma relação descrita na lei de ação das massas. Para a reação