relats
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICA-CCET
CURSO DE FARMÁCIA
ANTONIO LUIS GARCIA ALMEIDA
GIOVANNA MYRLA ANDRADE DE BRITO
ISABELLA COSTA DOS SANTOS
TITULAÇÃO: DOSAGEM DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM MASSA E PORCENTAGEM
São Luis
2013
1. INTRODUÇÃO
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, Alguns erros podem ser cometidos, Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.
Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração(UNICAMP, 2013). Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primária adequado.
Uma das maneiras usadas para detectar o ponto final de titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1 Materiais e reagentes
Pipetas
Agua
Béqueres
Álcool
Bastão de vidro
Acido acetilsalicílico
Bureta
Aspirina
Erlenmeyer
Fenolftaleína
2.2 Procedimento experimental
Inicialmente pipetou-se 20 m de água e 20 ml de agua e pesou-se 0,167g de acido acetilsalicílico, na qual foram adicionados ao béquer, e com o auxilio de um bastão de vidro fez-se a homogeneização. E foram adicionados 5 gotas de fenolfatelina.
A solução de NaOH, foi colocado na bureta e fez-se a titulação. Lembrando que antes de realizar esse procedimento, fez a ambientação da bureta. Assim, realizou-se a titulação, e após obter uma solução rósea por alguns segundos, finalizou-se a titulação.