Contabilidade geral
PRINCIPAIS CONTAS DO BALANÇO
01. ATIVO CIRCULANTE
De forma geral, a Lei 6404/76 define as características dos elementos que devem compor o Ativo Circulante. São elas:
- Valores disponíveis para utilização imediata ou conversíveis em moeda corrente, a qualquer tempo; normalmente são reunidos sob o título de “Disponibilidades”;
- Direitos conversíveis em valores disponíveis durante o curso do exercício seguinte àquele do balanço ou realizáveis durante o ciclo operacional da empresa se este exceder a um ano; correspondem a “Direitos Realizáveis de Curto Prazo”;
- Valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do balanço; são denominados “Aplicações de Recursos em Despesas”.
Comentam-se a seguir as principais contas que aparecem no Ativo Circulante.
➢ - Disponibilidades Representam o dinheiro em mãos da empresa, os depósitos bancários a vista e as aplicações de imediata conversibilidade em dinheiro. Diversas contas integram as disponibilidades. Às vezes aparecem sob o título “Disponível” ou “Disponibilidades”, enquanto outras vezes aparecem em várias contas. Enquadram-se também como disponibilidades as chamadas aplicações de Liquidez Imediata, que são investimentos feitos pela empresa a curtíssimo prazo – uma quinzena, uma semana ou um dia – em virtude da existência de um mercado altamente dinâmico, podem ser consideradas como dinheiro em mãos.
01.02 - Clientes Compreende os valores a receber decorrentes das vendas efetuadas pela empresa. Eventualmente, no caso de empresas prestadoras de serviços, podem ser inclusos os serviços já prestados e ainda não faturados.
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (conta redutora de Duplicatas a Receber) É constituída para cobrir as prováveis perdas decorrentes do não recebimento de Duplicatas a Receber.
Duplicatas Descontadas (conta credora) Indica o desconto