Complexos metálicos
UNIDADE DE ENSINO DE DOURADOS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Química Inorgânica II
Práticas I, II e III
Acadêmico: Danilo Domingues Nasario 12041 Fernanda Christina Bottega 14145 Flávio Flores Aquino 12048
DOURADOS – MS
NOVEMBRO – 2008
________________________________________________________INTR
ODUÇÃO
Um complexo é um composto químico formado pela adição de uma substância simples, normalmente um íon metálico que funciona como um receptor de elétrons pi com uma ou várias moléculas de outra substância, chamada de ligante bases de Lewis.
Os casos mais comuns de complexos ocorrem com os compostos iônicos metálicos, que podem ter seus íons metálicos complexados tanto nos cristais quanto em solução.
Existem tipos de complexos, os quais são: carregados e neutros, elemento central, esferas de coordenação interiores e exteriores, bem como os tipos de ligantes e seus modos de coordenação: carregados e neutros; ligantes monodentados; polidentados, ligantes ambidentados, ligantes em ponte. ligantes doadores σ, doadores π, aceitadores π, ligandos quelato e macrocíclicos.
A geometria dos complexos dependem do número de coordenação (2 a 6 e números de coordenação mais elevados); exemplos de geometrias : linear, trigonal, quadrangular plana, tetraédrica, octaédrica, e trigonal prismatica. As geometrias podem sofrer deformidades confiorme a distorção tetragonal ou Efeito Jahn-Teller diz o seguinte: "Qualquer estrutura molecular não-linear que se encontre num estado degenerado será instável e sofrerá algum tipo de distorção para diminuir sua simetria e afastar a degeneração." Existem alguns fatores que levam a formação dos complexos: Carga do íon metálico - Segundo as regras de Fajans, quanto menor o tamanho de um cátion, maior a sua carga e maior o campo elétrico gerado por ele. E isso acarreta consequências na