COMPLEXOS METÁLICOS SÓLIDOS E EM SOLUÇÕES
CÂMPUS ANÁPOLIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ELIANE CRISTINA SILVA
COMPLEXOS METÁLICOS SÓLIDOS E EM SOLUÇÕES
Anápolis-GO
2012
Resumo
Complexos metálicos são formados envolvendo um íon metálico e um ligante(s). Os ligantes se ligam ao íon metálico de diferentes formas. O chamado efeito quelato, dá ao complexo, mais estabilidade. A teoria do campo cristalino explica propriedades como as interações, as cores e até mesmo o magnetismo, justificando o espectro óptico, a estabilidade termodinâmica e as propriedades magnéticas dos complexos. Quando em soluçao pode-se observar a formação de complexos em etapas, verificar sua estabilidade termodinâmica, e seu equilíbrio entre redução e oxidação. No estado solido observa-se a diferença na coloração de sais anidros e hidratados, a formação desses complexos, e durante a síntese de um complexo observa-se a troca de ligantes. Possibilitando entender a Teoria do Campo Cristalino.
Introdução
Complexos de coordenação são complexos metálicos, formados através de interações ácido-base de Lewis. Ácido de Lewis são receptores, e bases doadores de elétrons. Os complexos possuem um íon metálico ligado a um numero de ligantes. Os ligantes são as bases de Lewis, e podem ser íons simples, pequenas moléculas ou macromoléculas. (JONES, 2002)
A ligação metal-ligante, é uma ligação de 2 elétrons, onde esses elétrons sempre vem do ligante que os possui em pares livres, essa ligação altera as propriedades físicas do metal. Os ligantes podem ser monodentados, bidentados ou polidentados dependo da quantidade de átomos doadores ligados ao íon metálico. Ao numero de ligantes ligados ao metal dá-se o nome de numero de coordenação, sendo os mais comuns, o 4 e o 6, esse numero é afetado diretamente pelo tamanho do ligante e pela quantidade de carga transferida do ligante para o metal. Os complexos formados pela ligação