Teoria dos erros
AUGUSTO LIMA
GUILHERME LUIZ SIRINO
JOÃO EDUARDO HENNING DIB
TALES VIEIRA
PESAGEM E MEDIDAS
ITAJAÍ
2013
AUGUSTO LIMA
GUILHERME LUIZ SIRINO
JOÃO EDUARDO HENNING DIB
TALES VIEIRA
PESAGEM E MEDIDAS
Relatório apresentado como requisito para obtenção da M1 da disciplina de Química do curso de Engenharia Civil pela Universidade do vale do Itajaí.
Profª. Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira
ITAJAÍ
2013
SUMÁRIO
RESUMO
O presente relatório demonstra alguns procedimentos para o maior entendimento das alterações químicas, que possam estar presentes no cotidiano dos acadêmicos, sejam elas, alteração na temperatura de um solvente pelo o acréscimo de um soluto, tentativa de identificação da massa de um objeto sem o auxilio de balança, e observações às medidas e erros.
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade a prática em laboratório e a observação da teoria dos erros de um experimento.
Os laboratórios de química apresentam materiais e substâncias que podem tornar esse ambiente perigoso, visto que, a imprudência e a falta de manuseio correto venham ocasionar graves acidentes.
No auxílio dos trabalhos em laboratório, se faz o uso de instrumentos conhecidos como vidrarias. As vidrarias são em sua maioria de cristal ou temperado, sendo ideal nos experimentos, pois apresenta uma rigidez elevada nas variações bruscas de temperatura, na obtenção de medidas de precisão e de controle ao se trabalhar com diferentes substâncias.
Os experimentos realizados em laboratório visam à comprovação e a apresentação de métodos teóricos e científicos, afim que haja uma abordagem mais ampla por parte dos educadores e acadêmicos. A modelação de um método decorre os seguintes passos: “observação do fenômeno; formulação de hipóteses; testes das hipóteses através da realização de experiências; e por último, elaboração da teoria sobre o