Quimica analitica
Os reagentes formadores de complexos mais úteis são os compostos orgânicos que contêm vários grupos doadores de elétrons que formam múltiplas ligações covalentes com íons metálicos, agentes quelantes que formam sais de complexos internos. Os agentes complexantes inorgânicos são utilizados também para controlar a solubilidade e para formar espécies coloridas ou precipitados.
A FORMAÇÃO DE COMPLEXOS
A maioria dos íons metálicos reage com doadores de pares de elétrons para formar compostos de coordenação ou complexos. As espécies doadoras, ou ligantes, devem ter pelo menos um par de elétrons desemparelhados disponível para a formação da ligação. O número de ligações covalentes que o cátion tende a formar com os doadores de elétrons é seu número de coordenação ( tipicamente 2,4 e 6). As espécies formadas como resultado da coordenação podem ser eletricamente positivas, neutras ou negativas.
Métodos titulométricos baseam-se na formação de complexos, principalmente devido aos compostos de coordenação chamados quelatos (é produzido quando um íon metálico coordena-se com dois ou mais grupos doadores de um único ligante para formar um anel heterocíclico de cinco ou seis membros).
Unidentado: ligante que possui um único grupo doador de elétrons (amônia)
Bidentado: dois grupos disponíveis para ligações covalentes (glicina).
Agentes quelantes tridentados, tetradentados, pentadentados e hexadentados são