Síntese do artigo: estado da arte da formação de professores no brasil
Este artigo procura promover uma síntese da integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor com base em uma análise das dissertações e teses dos programas de pós-graduação em educação do país no período de 90 a 96, também dos artigos publicados em 10 periódicos da área da educação no período de 90 a 97 e pesquisas apresentadas no grupo de trabalho formação de professores da Anped, no período de 92 a 98.
Dissertações e teses
Verificou-se que a produção discente quase dobrou no período avaliado, sendo que os trabalhos sobre formação de professores não acompanhou esse crescimento, aumentando apenas insignificantes 2%.
Nessa avaliação o tema formação inicial é o mais citado, abrnagendo em sua abordagem a avaliação do curso de formação e o professor com seus métodos, práticas e representações.
Estudos sobre formação continuada possuem focos variados com diferentes níveis de ensino, contextos diversificados, com uma abordagem rica para essa modalidade de formação.
Percebe-se também que a temática da identidade e profissionalização docent, foi pouco explorada, possuindo apenas 10% de presença nas dissertações e teses. Porém percebe-se o aumento significativo, principalmente nos últimos anos temas como a busca da identidade profissional e concepções do professor sobre a profissão.
Timidamente nos últimos anos aparecem temas como condições de trabalhos do professor, movimentos de sindicalização e organização profissional.
Em um país como o Brasil é surpresa como são raros os que abordam a questão dos saberes e práticas culturais, gênero e raça.
São muitos os estudos de caso, sendo que em sua maioria são estudos pontuais abordando apenas um aspecto da formação docente e o mesmo ainda possui caráter particular, estes são seguidos de perto pelos relatos de experiência.
Estudos teóricos, pesquisas históricas, pesquisa-ação e análise prática pedagógica tem menos ênfase nos