Dança
Visão do corpo docente e alunos de uma escola particular do Ensino Fundamental.
Sumário
1-A Dança: conhecendo os limites e as competências da escola.
2-Percurso Metodológico
3-A dança na escola: elemento educativo e formador ou apenas uma disciplina agregada à Educação Física.
3.1-A opinião dos professores e alunos sobre a dança.
4-Considerações finais
5-Apêndices
1º Questionário aplicado aos alunos
2º Questionário aplicado aos alunos
3º Coleta de dados sobre o papel da dança na formação da escola.
Introdução
A dança, inserida no contexto escolar, torna-se um tema de pouco conhecimento; há aqueles alunos que aderem esta modalidade com o intuito de crescer neste ramo: matricula-se em balés, participa dos eventos do colégio relacionado à dança. Contudo, existem alguns alunos que praticam tal modalidade apenas por estar inserida na grade curricular da Ed.Física ´´tornando-se mais fácil`` a aquisição de notas. A dança tem se mostrado um enorme desafio para que suas características possam se desenvolver nas práticas educativas, promovendo sujeitos da escola, como professores e alunos. Há uma linha de pesquisa sobre esta temática, segundo então Marques(2007),Ida Freire(2001) e Márcia Strazzacappa. A dança tem tido uma conotação errônea no seu contexto, sendo encarada apenas como algo agregado às festividades do colégio, sendo apenas trabalhada a coreografia para determinado assunto.
A dança proporciona a ampliação do contexto histórico cultural dos alunos proporciona a construção da identidade e permite, ampliam o conhecimento sociocultural.
Estrutura-se a dança como parte integrante da área de Artes e Educação Física, Marques(2007) esporte a dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A dança pode ser entendida como uma manifestação artístico-cultural ou como base nos Parâmetros da Arte, a dança é a formação do conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a interpretação, a análise, a síntese e a avaliação