Segurança
Caro Aluno,
É um prazer estar com você nesta aventura pelas entranhas do
Minhas observações
Ambiente Organizacional.
Nossa abordagem acompanha as Teorias Organizacionais e a sua estreita ligação com o dia a dia das Organizações.
Vamos começar pela definição clássica de March & Simon (1993), que diz que as organizações formais são sistemas de ação coordenada entre indivíduos e grupos, cujas preferências, informações, interesses e conhecimentos diferem.
Nesse contexto, cabem ao gestor as delicadas tarefas de conversão de conflito em cooperação, a mobilização de recursos, e a coordenação do esforço que facilita a sobrevivência conjunta de uma organização e de seus membros.
Para esses autores, estas contribuições para a sobrevivência são atingidas, primariamente, por meio do controle sobre informações, identidades, estórias e incentivos. Entretanto, o controle efetivo sobre o processo organizacional é limitado pelas incertezas e ambiguidades da vida, pelas capacitações cognitivas e afetivas limitadas das pessoas, e por ameaças da competição, dentre outros fatores.
Assim,
para
interagir
no
Ambiente
Organizacional
e
atuar
construtivamente em sua complexidade, é necessário compreender muitas variáveis, como a estreita relação entre poder e liderança, a formação dos conflitos individuais e grupais, as questões culturais, as questões implícitas e explícitas das mudanças organizacionais, e, finalmente, o ambiente externo às organizações.
Esperamos que você possa integrar os conceitos e práticas desta disciplina à sua realidade profissional e até mesmo pessoal, e que esta integração possibilite uma atuação assertiva no Ambiente Organizacional.
Professora Mônica Desidério
2
Ambiente Organizacional
A professora Mônica Desidério é doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ
Minhas observações
(Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e mestre em Administração pela
UNIMONTE. É