Historia e Historiografia da Literatura Brasileira
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras - UFF / CEDERJ
Disciplina: Literatura Brasileira I
Coordenador: Prof. André Dias
AD1 - 2014/2
Gabarito
* Por se tratar de um gabarito, as respostas aqui apresentadas têm caráter genérico, e não definitivo. É importante compreender que para se atingir a pontuação máxima em cada questão, não basta apenas apresentar corretamente o conceito pedido, e sim fazer tal apresentação em discurso coeso, coerente e claro.
Para responder à primeira questão, leia o texto a seguir, proveniente da aula 1 do curso:
“(...) quando falamos em História da Literatura Brasileira, devemos ter em mente que estamos lidando com o segmento dos estudos literários que concentra suas preocupações em apresentar as origens e o desenvolvimento da Literatura nacional. Já a Historiografia da Literatura corresponde ao esforço dos mais variados grupos de estudiosos da área literária que buscaram e, ainda hoje, buscam construir trabalhos de natureza crítica e teórica sobre o tema”.
1 (5,0) – Tomando o fragmento como ponto de partida, explique, com suas próprias palavras, a diferença entre História e Historiografia da literatura brasileira, apresentando o nome de um livro para exemplificar cada um dos dois conceitos.
Resposta: Por história da literatura brasileira pode-se entender todo o conjunto de obras, autores e estilos literários desenvolvidos no Brasil ao longo do tempo; já a historiografia é uma vertente da crítica que estuda exclusivamente essa história. Dom Casmurro, de
Machado de Assis, é um livro pertencente à história da literatura brasileira; Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido, é um exemplo próprio da historiografia.
2 (5,0) – “A ação do meio físico na sociologia e na literatura pode-se determinar pelo clima, pelo aspecto geológico