Avaliação
O ensino superior brasileiro teve seu surgimento tardio visto que Portugal não mostrava interesse na criação de universidades no Brasil. Durante seu período como colônia e império de Portugal as instituições tinham características de faculdades isoladas, os cursos que compuseram estes estabelecimentos eram principalmente direito, medicina e engenharia, ou seja, cursos voltados ao ensino profissionalizante.
No ano de 1808 o reino de Portugal instalou-se no Brasil diante disso tornou-se necessário profissionais que atendessem as suas necessidades mais urgentes como saúde, educação e infraestrutura, com a tentativa de solucionar o problema foram criadas escolas para formação destes profissionais, posteriormente estas escolas se aglutinaram constituindo faculdades e universidades.
A primeira instituição com o nome de universidade foi criada em 1909 em Manaus, a Universidade contemplava os cursos de Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia e de formação de oficiais da Guarda Nacional. Com o fim da exploração da borracha a universidade teve seu fim em 1926.
A junção das faculdades de Direito, Medicina e Engenharia proporcionou para que em 1920 Outra instituição com o status de universidade no Brasil fosse criada a Universidade do Rio de Janeiro.
Em 1934 por meio de um decreto estadual foi criada a Universidade De São Paulo com a assimilação de escolas superiores existentes como a Faculdade de Direito, Escola Politécnica, Escola Superior de Agronomia, Faculdade de Medicina e escola de Veterinária e a Faculdade de Educação que antes era um Instituto de Educação.
A Universidade do Distrito Federal foi criada em 1935 com o decreto municipal de n° 5.513, constituíam a universidade a Faculdade de Filosofia e Letras, Faculdade de Ciências, Faculdade de Economia e Direito, Faculdade de Educação e o Instituto de Artes; seu objetivo era dar extensão ao ensino superior no Brasil.
“os objetivos dessa universidade estavam calcados