Sustentabilidade e Utopia
A Utopia da Sustentabilidade A sustentabilidade, isto é, o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento, é um ideal a ser perseguido por todos nós, pessoas e empresas frutos do capitalismo, que tem suas origens no início da Baixa Idade Média, com o renascimento urbano e comercial europeu no século XI. Este ideal parece ser utópico, pois são muitas as dificuldades para nele ser chegado. Na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde nós fomos visitar, existe uma grande quantidade de minérios, tais como a bauxita, que é explorada pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). O foco de nossa viagem foi descobrir se este minério é explorado de modo sustentável.
A Exploração A bauxita é um dos minérios mais importantes presentes no território brasileiro, pois é utilizada na produção de alumínio. Dentro do município de Poços de Caldas, a extração do minério é feita pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Esta unidade, formada em 1941, produz anualmente um milhão de toneladas do minério. A bauxita, minério que dá origem ao alumínio, está sendo intensamente extraída. Essa extração extensiva realizada pela CBA, ao mesmo tempo em que proporciona um grande avanço, devido à possibilidade de uma grande produção de alumínio e, posteriormente, uma produção de muitos objetos, podendo assim, aumentar a economia, traz consigo grandes problemas, no que diz respeito aos impactos ambientais.
Eletrólise Um dos processos da transformação bauxita/alumínio é a eletrólise. Criada no século XVIII, nela, se separa o oxigênio de outras substâncias. As primeiras experiências envolvendo esse método foram desenvolvidas em 1778, por Humphry Davi. A eletrólise consiste em um processo de oxi-redução, em que há uma ionização da solução eletrolítica (solução condutora de energia) e depois eletrodos são colocados dentro dela e quando a corrente elétrica descarrega os íons, ocorre uma série de reações químicas que