fichamento José Eli da Veiga
VEIGA, José Eli Da. Desenvolvimento Sustentável: O desafio do século XXI.
JOSÉ ELI DA VEIGA, 59, é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA- USP) e colaborador da coluna de opinião do jornal Valor Econômico. Foi técnico do Ministério da Agricultura de Portugal (1975-77). Doutorou-se em Economia pela Universidade de Paris- I, com tese sobre a reforma agrária alentejana (1979).
PARTE 1 - O QUE É DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO 1 – COMO PODE SER ENTENDIDO O DESENVOLVIMENTO
Para inicialização do obra, Veiga faz uma investigação sobre a definição de desenvolvimento. Nesse sentido, encontra duas respostas crédulas ao tema: Uma acredita severamente que o desenvolvimento na realidade é o crescimento econômico; Outra, acredita que o desenvolvimento nada mais é do que uma crença ou manipulação ideológica.
“ Exitem três tipos básicos de resposta à indagação “ o que é desenvolvimento?”. (...) A mais frequente é tratar o desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico.(...) A segunda resposta fácil é a de afirmar que o desenvolvimento não passa de reles ilusão, crença, mito, ou manipulação ideológica” (P.17)
O autor destaca em sua obra os grandes historiadores do século XX , Charles I. Jones e o italiano Giovanni Arrighi, que utilizavam o termo “ Desenvolvimento” em suas obras. Porém , com o passar do tempo começaram a utilizar o termo “per capita” por acreditarem que se encaixava melhor como indicador do desenvolvimento.
Esta obra torna evidente a necessidade dos países a partir dos anos 60 de diferenciar o termo “desenvolvimento” de “crescimento econômico”, o que não acontecia anteriormente, já que todos acreditavam estarem totalmente interligados. Comoçou-se a entender que muitos países apesar de possuirem um crescimento econômico significativo, apresentavam grandes falhas, principalmente nos setores de saúde e educação, o que para o autor, demonstrava que na