Como elaborar uma Resenha
No texto da resenha o discente deve fazer uma síntese e comentários do texto lido.
Na síntese devem ser apresentados o assunto, os objetivos do autor com o texto, o raciocínio do autor, a idéia central ou os pontos principais mais significantes. O discente não deve copiar do texto original. Deve-se escrever o entendimento do discente a respeito do texto, ou seja, com as próprias palavras.
Nos comentários os discentes devem escrever sobre a avaliação geral do texto, os aspectos positivos/negativos, qual e para quem é a contribuição do texto, originalidade, incoerências, compatibilidade do texto do autor com o contexto ao qual ele se propôs a argumentar, o esclarecimentos sobre o assunto e soluções para os problemas apontados pelo autor.
A síntese deve ser menor do que os comentários sobre o texto. Deve-se pesquisar, no mínimo, duas obras para fazer comentários no texto e a citação e referência destas obras devem estar conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – de número 10520 – trata da apresentação de citações em documentos – e 6023 – que trata da elaboração de referências (Vide modelo no de resenha a seguir).
Modelo de Resenha
Resenha Bibliográfica
Sustentabilidade: caminho ou utopia? Cintia Maria Afonso. São Paulo: Annablume, 2006. 72 p.
Por Tânia Margarete Mezzomo Keinert (CEPEAD/FACE/UFMG)
A questão da sustentabilidade tem ocupado lugar importante no debate sobre desenvolvimento. Este conceito, tradicionalmente relacionado ao crescimento econômico, progresso e modernização, ganhou, com o acréscimo do adjetivo sustentável, uma nova dimensão.
A noção de desenvolvimento passa a ser enriquecida por outros componentes que a relacionam a capital humano e capital social, passando a ser medido com indicadores mais amplos, como educação, longevidade e saúde, resultando em índices mais complexos como o Índice de Desenvolvimento Humano [IDH], desenvolvido pela ONU.
Conforme sublinham Keinert e