Surgimento do ensino superior no brasil
A criação da educação superior no Brasil começa a ser discutida no final do século XIX inicio do XX durante a queda do segundo reinado e ascensão da republica. Esse período a elite cafeicultora e açucareira mandavam seu filhos para estudarem direito ou medicina fora do país, para que quando regressassem cuidasse dos interesses da elite.
Em 1920 foi fundada a primeira universidade brasileira, a Universidade do Rio de Janeiro, inspirada nos moldes europeus e norte-americanos. A partir desse ano a educação superior brasileira começou a desenvolver e tomar rumo, iniciando uma nova era. Com a criação da primeira universidade, no Rio de Janeiro, logo em seguida começaram a surgir universidades em outros estados de grande importância politica como Minas Gerais, São Paulo, Recife e Bahia.
Em um dado momento da historia vimos que ensino superior sempre foi muito focado para a elite, e com o passar do tempo vimos que há um grande equivoco cultural em relação à educação. Algo que era restrito somente a uma classe passou a ser de âmbito popular, essa quebra de paradigmas ocorreu durante os anos de 1930 e 1964 onde foram criadas diversas universidades pelo país com uma enorme quantidade de professores estrangeiros ministrando aulas, tornado a educação de qualidade acessível para quase todas as classes.
Com o golpe militar de 64 os militares começaram a ver os estudantes como uma ameaça para a segurança do Brasil, fazendo com que muitos desses estudantes focem torturados ate a morte e outros exilados. Essa ação incoerente tomada pelos militares fez com que o Brasil tivesse um déficit de intelectuais no país.
Com o fim da ditadura militar, o Brasil teve elegido o primeiro presidente civil depois de uma ditadura de 20 anos, José Sarney sabendo o déficit de intelectuais cria um projeto de cotas raciais para facilitar a entrada do negro com baixa renda nas universidades, entretanto esse projeto só foi aprovado no ano de 2002 durante o