Capitalismo - Berço do Serviço Social
1877 palavras
8 páginas
INSTITUTO BRASIL DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA NO CEARÁ – IBESCEFACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA NO CEARÁ - FASECE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CAPITALISMO
BERÇO DO SERVIÇO SOCIAL
Russas, CE
Dezembro de 2012
INSTITUTO BRASIL DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA NO CEARÁ - IBESCE
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA NO CEARÁ - FASECE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Aluno(a): Michel Douglas da Silva Saraiva
CAPITALISMO –
BERÇO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, do curso de Serviço Social do Instituto Brasil de Ensino Superior e Cultura no Ceará - IBESCE, como nota parcial.
Prof.ª: Uedja
Russas, CE
Dezembro de 2012
INTRODUÇÃO
Quando se fala em Serviço Social, surgem alguns questionamentos, tais como: “o que um assistente social faz?”, “em que contexto surgiram esses profissionais?”, ou, ainda, “como se deu o desenvolvimento dessa profissão, no Brasil e na América Latina?”. Neste trabalho, procurou-se discorrer sobre as duas últimas questões e, ainda, sobre o surgimento do Capitalismo, sistema econômico que está diretamente ligado à gênese do Serviço Social.
DESENVOLVIMENTO
Do feudalismo ao surgimento do sistema capitalista.
O Feudalismo foi um modo de organização social e político típico da Europa, durante a Idade Média. Neste sistema, não existia comércio. A economia, que girava em torno da agricultura, era baseada em relações de troca. A sociedade era estática (possuía pouca mobilidade social), uma vez que era estruturada de forma hierárquica e toda a soberania estava concentrada nas mãos na nobreza, constituída pelos senhores feudais, cavaleiros, condes, duques e viscondes, e no clero, (membros da igreja católica). O terceiro estamento desse sistema era constituído pelos servos, que trabalhavam e viviam em pequenas propriedades de