Didática: elemento articulador entre teoria e prática docente
a) O objeto de estudo da didática é o conjunto de regras visando disciplinar o ensino (processo de ensino-aprendizagem).
b) A didática, numa visão exclusivamente instrumental, significa transmitir informações técnicas desvinculadas dos seus próprios fins e do contexto concreto em que foram geradas, como um elenco de procedimentos pressupostamente neutros e universais.
c) Uma nova configuração para a didática se dá por intermédio de uma reflexão didática como sendo parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas pedagógicas que tornem o ensino de fato eficiente (não se deve ter medo da palavra) para a maioria da população. Ensaia. Analisa. Experimenta. Rompe com a prática profissional individualista. Promove o trabalho em comum de professores e especialistas.
d) A educação não é neutra considerando que ela acontece em função de estar agindo diretamente sobre a sociedade na medida em que transforma as relações entre os indivíduos. Pode, assim, contribuir para ser reprodutora de uma ideologia dominante, visão crítica, ou pode ser libertadora, quando formada pelos seus agentes e focada na construção de consciências responsáveis, numa visão humanista.
e) A escola é um lugar onde se dá o processamento do conhecimento sistematizado e também é o centro do processo de formação humana.
QUESTÃO
"saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção", você enquanto futuro educador como se comportaria pedagogicamente falando para que esta máxima se concretize em sua ação pedagógica ??
Resposta: Para concretizar esta frase do educador Paulo Freire de extrema relevância para a propagação do conhecimento na educação, eu já procuro e vou procurar ainda mais ser um educador de fato. Buscando o universo de meus educandos, tendo bom senso, permitir e proporcionar o desenvolvimento da autonomia de meus alunos. Seria um