artigo cientifico
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS MODALIDADE A DISTANCIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: CÉLIA ZERI
Goianésia-Pará
2012
O ESTÁGIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduanda do curso de Letras- Modalidade á Distância da Universidade Federal do Pará (UFPA) -
Resumo
As reflexões apresentadas nesse texto procuram perceber, entre o escrito e o vivido, o papel do Estágio/Prática de Ensino nos cursos de formação de professores. Tais reflexões permitem-nos perceber a transitoriedade desta atividade enquanto ritual de passagem para o exercício da profissão. Procurando compreender a contribuição do Estágio para a construção da identidade do professor e de sua preparação para a atuação pedagógica nas escolas. Á Luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, destacamos o Estágio curricular como eixo privilegiado de formação docente e um campo de conhecimento. Como lócus de conhecimento com vistas á aproximação investigativa tem na pesquisa sobre a prática o centro dessa formação.
Palavras-chave: Formação de professores, estágio, ensino.
Introdução
O estágio supervisionado possui relevância nos currículos dos cursos de Licenciatura, uma vez que se constitui oportunidade de vivências específicas da docência. Estas experiências devem transcender a mera obrigação curricular assumindo uma função protagonista em meio á formação inicial. Nesta perspectiva, é importante que se discuta o estágio como espaço de contribuição para a formação que privilegie a reflexão crítica, de articulação entre teoria e a pesquisa; e de produção de saberes para ensinar.
E compreender o Estágio Curricular como um tempo destinado a um processo de ensino e de aprendizagem é reconhecer que, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para preparar os alunos para o pleno exercício de sua