Funcionalismo - William James
Este trabalho foi elaborado, com base em leituras, e nas aula estudadas. Irei escrever um pouco sobre a Psicologia Funcionalista enfatizando o grande Psicologo e Filósofo americano Willian James, que foi um dos precursores e talvez o principal autor do período, deixando uma obra que é utilizada até os dias de hoje.
Há diversos psicólogos, filósofos e autores que revolucionaram a era da evolução na área das ciências humanas, deixando obras que hoje são aperfeiçoadas mas com uma base completamente do inicio do século XX.
2. O funcionalismo na Psicologia – William James
Um dos principais psicólogos do século XX foi o Americano William James foi um dos principais autores do funcionalismo na Psicologia. Muitas de suas reflexões influenciam ainda hoje a Filosofia da Mente. Segundo James, uma ideia verdadeira depende do quanto ela é útil, se a ideia responde o que ela exige, sem contradizer os fatos conhecidos, fazendo com que não haja razão para não considerá-la verdadeira. Essa interpretação da verdade não distingue o fato, mas propõe que a verdade de uma ideia não é uma propriedade estagnada inerente a ela. James definia a vida mental como um fluxo incessante. Henri Bergson compartilhava da mesma ideia de James, qe o fluxo da consciência não pode ser captado pela linguagem, pois trai sua característica de continuidade.
James também acreditava que a crença é um fator importante para agir mediante uma ideia tornando-a verdadeira. Por exemplo, se um individuo é confrontado a escolher entre uma difícil decisão, então a crença numa determinada ideia irá conduzir à um trajeto único o que contribuirá para o sucesso nessa decisão. James define “crenças verdadeiras” como aquelas que se provam úteis para quem nelas acreditam, e “crenças não verdadeiras” elas simplesmente são. James reconhecia a necessidade psicológica dos humanos de manter certas crenças, especialmente as religiosas. Por exemplo: A realização existencial,