Artigos
MARKETING AVANÇADO I
A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO:
UNIVERSIDADES COMERCIAIS
Fortaleza CE
2013
1. RESUMO
Nos últimos anos, o mercado da educação de nível superior no Brasil passou por grandes transformações a partir de duas causas principais: A exigência do mercado de que o profissional tenha um ‘nível superior’, adquirido em muitos casos nas Universidades Comerciais, alvo deste artigo e a institucionalização do ensino universitário.
2. INTRODUÇÃO O sistema universitário brasileiro começou a vivenciar a partir do início da década de 90 uma grande revolução no que diz respeito às opções para os cidadãos clientes-consumidores no campo acadêmico-universitário. O cenário das universidades paulistanas ¾ até então dominado pelas universidades públicas e pelas de cunho confessional ¾ viu-se significativamente alterado com a entrada de um novo ator: as universidades particulares com explícitos fins lucrativos, geridos enquanto empresas educacionais, oferecendo produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado, instituições estas que denominaremos universidades Comerciais. São essas universidades que estão dinamizando o mercado de ensino do terceiro grau, um mercado que não era visto enquanto tal, mas que está se revelando muito grande, bastante lucrativo e competitivo, ampliando assim a prateleira de opções para os diversos perfis do consumidor. Essa realidade traz para as ciências sociais desafios teóricos em sua compreensão, ao revelar multiplicidade de análises com implícitas opções político-ideológicas, bem como uma grande polarização teórica.
No meio acadêmico ainda existem autores que se prendem a modelos interpretativos os quais impossibilitam aceitar a existência de universidades com diversos perfis. Insiste-se em falar em "Universidade Brasileira" como sinônimo de universidade pública, gratuita, supostamente equacionadora do ensino, na