Globalização
Turma 2831
Atividade de Geografia
Isadora Novais - 12
Lucas Conforti – 16
Outubro de 2012
Globalização, as faces do "novo mundo"
Globalização: processo de integração mundial, objetivando o progresso da humanidade, assim definem alguns dicionários e sites de pesquisa. “Mas será mesmo esse o significado pratico de globalização? E no Brasil,existiu esse tal progresso?”. São algumas das perguntas freqüentes sobre o processo e implantação deste “novo mundo”. No que tange à sociedade inserida na globalização, com o alto desenvolvimento tecnológico e incorporação do mesmo nos diversos setores da sociedade, a visão de espaço e tempo estão mudadas; a tecnologia na informação e o desenvolvimento social têm mudado completamente alguns conceitos que tínhamos.
Tratar apenas de uma linha de definição sobre o “mundo globalizado” é quase impossível, a globalização como um processo que como já dito envolve a sociedade, e que ainda é regida pelo capital financeiro, possui diferentes aspectos. No documentário “Encontro com Milton Santos” ou “O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, é possível observar esses diferentes aspectos, subdivididos em três tipos de globalização: o mundo como nos fazem ver, o mundo come ele é e o mundo como poder ser. Essas subdivisões são enxergadas claramente em países de Terceiro Mundo (como o Brasil), onde quem tem a concentração do capital é o grande beneficiado, é quem se apropria muitas vezes de riquezas mundiais , é a minoria que tem o controle econômico .E quanto a outra parcela da sociedade pode também ser dividida em dois grupos:” o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem.”.
Dentro desta idéia de globalização estão as grandes corporações e seu reflexo sociais, enquanto os centros de controle das grandes corporações ficam em países considerados desenvolvidos, a sua rede de serviços (marketing) se espalham pelo mundo, o que facilita