globalização
Resumo do texto de globalização
1) Introdução
Entende-se globalização como um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, etc., impulsionados pela popularização dos meios de comunicação e de transportes.
2) A globalização na história
A globalização moderna e ampla é característica da era atual: final do século XX e início do século XXI, porém estudiosos sugerem que o processo de globalização começou quando as civilizações antigas começaram a deixar o isolamento e interagir com outras civilizações de suas épocas.
Foi assim, por exemplo, quando houve as constantes conquistas militares de civilizações sobre outras, formando os primeiros impérios: Babilônicos, Persas, Gregos, Romanos, Árabes, etc.
Nestas conquistas os impérios impuseram aos povos conquistados as suas culturas, cobravam tributos e impunham suas leis, religiões e formas de administrações dos órgãos do Estado, etc.
Os fenícios foram os pioneiros do comércio entre os povos da antiguidade, com isso difundiram a cultura do lucro, da acumulação de bens ou riquezas.
Tudo isso foi uma forma de globalização primitiva na idade antiga.
Na idade média vieram as transações comerciais entre a Europa e a China, Índia e África que trouxeram riquezas as cidades italianas de Veneza, Gênova, Verona, etc., que eram os polos do comércio com o oriente, anterior as grandes navegações.
Outro fato importante no processo de globalização do mundo foi a era das descobertas pelos europeus através das grandes navegações pelos países pioneiros desta modalidade: Espanha, Portugal, Holanda, França e Inglaterra. Esses países formaram grandes impérios com descobertas no novo mundo (Américas), África, Ásia e Oceania. Os maiores impérios das grandes navegações foram: Espanha, Portugal e Inglaterra.
Os impérios europeus impuseram as suas filosofias, religiões, línguas, artes, etc.. Todos esses aspectos culturais se espalharam e misturaram-se entre as nações