Globalização
Através do processo de globalização, um dos supostos essenciais que é cada vez mais nações está dependendo das condições integradas de comunicação do sistema financeiro internacional e de comercio. Por tanto, tem tendência a gerar um cenário de maior intercomunicação entre os centros de poder mundial e suas transações comerciais (Sunkel 1995; Carlsson 1995; Scholte 1995). Efeitos e influencias derivados dos “aspectos integradores” podem ser estudados desde as perspectivas principais: * O nível externo dos paises, o nível sistêmico; * O nível das condições internas dos paises, ou aproximação subsistémica.
Neste ultimo caso, as unidades de analises seriam aquelas que correspondem com as variáveis de crescimento e desenvolvimento econômico, assim como os indicadores sociais.
A respeito dos processos de globalização que estão tendo lugar na atualidade, na esfera econômica, existem dois aspectos medulares relacionados a área da política econômica internacional: * a estrutura do sistema econômico mundial e como está estrutura se mudou.
Estes temas podem ser abordados a partir da teoria da globalização tomando conta dos conceitos do desenvolvimento. Os fundamentos da globalização passam que a estrutura mundial e suas interrelações são elementos chave para compreender os câmbios que ocorrem a nível social, político, da divisão da produção, das condições nacionais e regionais.
A premissa fundamental da globalização é que existe um maior agrado da integração dentro e entre as sociedades, o qual joga um papel de primeira ordem nos câmbios