Globalizaçao
Introdução
A globalização é basicamente um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais.
No entanto, ela abrange mais do que o fluxo monetário e de mercadoria, implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está a ocorrer em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada a "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana.
O que é a globalização?
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, visíveis desde o final do século XX. O processo de Globalização traduz a forma como os países interagem entre si. É uma aproximação de pessoas de todo o mundo, tendo em conta aspetos económicos, sociais, culturais e políticos. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspetos culturais pelos quatro cantos do mundo.
A globalização também pode ser designada por “Aldeia Global”, ou seja temos acesso a toda a informação e notícias do mundo rapidamente e sem esforço.
Globalização
A globalização é um fenómeno social que ocorre á escala global. Esse processo consiste numa integração em caráter económico, social, cultural e político entre diferentes países.
A globalização é proveniente de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transporte e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “diminuísse” as distâncias. No passado, para fazer uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu significativamente. Uma notícia de uma tragedia ocorrida na India chegava ate nós muitos dias depois, ou nem chegava. Hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países