conceito 5S
O programa 5S visa conscientizar todos da empresa da necessidade e da importância de qualidade no ambiente de trabalho e ocorre mudanças na maneira de conduzir suas atividades e suas atitudes. Tem como objetivo auxiliar na reconstrução, reestruturação e reeducação na empresa que necessita reorganizar e melhorar sua produção, é também uma ferramenta administrativa que ajuda implantar qualidade, organização e otimização no ambiente de trabalho. É uma filosofia que busca promover a disciplina na organização através da consciência e responsabilidade de todos para tornar o ambiente agradável e produtivo.
O programa foi criado no Japão por Kaoru Ishikawa por volta de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de reerguer economicamente o mundo inclusive o Japão. Com o grande sucesso alcançado outros países usufruíram desse método organizacional, só que muitos desses países não tomaram cuidado ao utilizar a prática do 5S então não alcançaram o real objetivo desse conceito.
No Brasil essa pratica se iniciou por volta de 1991, só não foi possível manter os mesmos termos pois não existem palavras com o mesmo significado que começassem com a letra S, então foi adotada a palavra senso na frente de cada conceito, mantendo assim a filosofia do programa. Por principio a implantação desse método foi as ideias de atitude e pré-disposição para gerar comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina, e também evidencia os bons hábitos e eliminar os desperdícios para melhorar o ambiente de trabalho assim como obter benefícios.
O programa baseia-se em cinco conceitos:
1°S- Seiri - Senso de Utilização e Descarte;
2°S- Seiton- Senso de Arrumação e ordenação;
3°S- Seiso- Senso de Limpeza;
4°S- Seiketsu- Senso de Saúde e Higiene;
5°S- Shitsuke- Senso de Autodisciplina;
Benefícios:
1°S- Utilização: Ter somente o necessário no local de trabalho.
Liberação de espaço;
Eliminar o