Conceito da aplicação do 5s
Comprovada a viabilidade técnica de determinada ideia, é preciso que essa ideia seja valorizada pelo mercado, havendo quem esteja disposto a pagar por ela.
Neste ponto, a questão subdivide-se, consoante o produto ou serviço da nova empresa seja uma novidade (em termos absolutos ou apenas na zona geográfica abrangida) ou seja uma melhoria de algo já existente.
O problema é especialmente complicado no primeiro caso. Quando queremos comercializar uma novidade, sobretudo se é uma novidade absoluta, é preciso um cuidado extremo em confirmar a sua viabilidade comercial.
Para isso, é muito conveniente falar com potenciais clientes e conhecer a sua possível adesão ao novo produto ou serviço. Convém ter presente que é muito fácil sobrevalorizar uma ideia original (ou que pensamos ser original) e acreditar que vai agradar a muita gente.
O caso é um pouco diferente quando queremos comercializar algo que já existe. Nesta situação, nalguma medida, já está comprovado que há mercado. O que é preciso é averiguar que existe também mercado para mais uma empresa, o que costuma ser facilitado se o nosso produto ou serviço for diferente dos já existentes. Também aqui é preciso confirmar que os clientes valorizam essa diferença.
Mas não basta o que dissemos até agora. É também preciso ponderar a questão do acesso aos clientes. De que vale um excelente produto se não conseguirmos que os clientes o conheçam? Havendo que recorrer a canais de distribuição, este problema é especialmente relevante.
Além disso, não podemos esquecer o