5S conceito
Seiri – Evitar o desnecessário, senso de utilização. Separando o que realmente é necessário ao trabalho, descartando ou cedendo a outro aquilo que se tornou supérfluo. Assim melhorando a arrumação e abrindo lugar ao novo. O objetivo é eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil.
Seiton – Deixar tudo em ordem, senso de organização. Basicamente é arrumar tudo, e coloca-los em seu devido lugar, organizar o espaço de trabalho de forma eficaz. Afim que quando necessário encontrar algo já sabe-se aonde deve procurar evitando assim o desperdício de tempo e de energia.
Seiso – Manter limpo, senso de limpeza. Ao descartar o desnecessário e deixar tudo em ordem é preciso manter assim. Melhorar o nível de limpeza, limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu – Cuidar da saúde e também da higiene, senso de saúde e higiene. De nada adianta termos o ambiente de trabalho limpo se não cuidarmos da nossa higiene/saúde, prevenindo assim o aparecimento de supérfluos e a desordem.
Shitsuke – Disciplina, sendo de disciplina. O conceito deste item é mais abrangente e amplo ao se referir sobre disciplina. Adicionando também o caráter do individuo, educação e bons hábitos, além de incentivar os esforços de aprimoramentos. O método 5S é baseado na filosofia do Bushido, um código de princípios não escritos que porém foram passados de geração em geração e assim incorporados a cultura Japonesa se resumindo em disciplina e harmonia. Após o período pós-guerra os japoneses começaram a reestruturação de suas indústrias e nesta fase começaram a desenvolver o conceito de qualidade aplicada aos