Cidadania no Brasil
alessandra ferreira dias
Cidadania no brasil
Irecê
2008
alessandra ferreira dias
cidadania no brasil
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos e Metodlógicos do Serviço Social III, Ciência Política, Economia Política
Orientador: Prof. Claudia Maria Ferreira, Marcos Aurelio Arbex, Daniela Sikorski e Giane Albiazzetti
Irecê
2008
Introdução
Ao conduzirmos um exame histórorico dos preceitos acerca da cidadania, podemos ponderar que sua acepçãoo modera pode sem evidência no âmbito do Estado capitalista moderno,sob a égide da ideologia liberal, estando primeiramente vinculada ao principio da igualdade inerente à estratificação das classes sociais.
Inicialmente, a cidadania esteve vinculada ao conceito do Homem perante a lei e pela titularidade de direitos civis. Ao longo do tempo , seguiu estendendo seu conteúdo, incorporando também direitos políticos e socio-econômicos, em cosequência ao desepenho do “mercado” e do acirramento dos conflitos sociais.
Apesar do desenvolvimento histórico da cidadania, ao exercício de sua porção política tem requisitado algo mais do que o mero cumprimento de secas prerrogativas legais. O elemento política da cidadania uma mobilização essencial, algo inclusive de que os direitos civil e social da cidadania podem até prescindir, visto que estes, deste que devidamentes garantidos podem ser fluídos passivamente pela população.
O esforço empreendido no Brasil para fortalecer sua democracia, desde o início do processo de redemocratização, tem convergido para a defesa de maior participação da cidadania nos processos de decisão política e na fiscalização dos gestores públicos. Tal esforço tem visado reverter o crescente