CIDADANIA NO BRASIL
SEMANA 9 E 10
CIDADANIA NO BRASIL
Cidadania.
Assunto complexo de abordar, pois se trata do exercício de determinados diretos como o direito liberdade, o direito de participação e o direito de igualdade, que mesmo que respeitados e exercidos não garantem de forma alguma que levará a população a resolução dos problemas sociais. Na pratica a cidadania esta mais para um ideal do que uma realidade.
Este ideal se desenvolveu no Ocidente e vem servindo de parâmetro até hoje para o mundo. A cidadania se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão, através dos direitos civis, políticos e sociais, um cidadão pleno se da mediante ao uso destes três direitos, os que não se beneficiam destes seriam considerados não cidadãos. Na Inglaterra ocorreu exatamente nesta ordem, baseados nos direitos civis o povo reivindicou o direito de votar, e participar do governo, sendo assim adquiriu direito politico, esta participação permitiu a eleição de operários criando o Partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela criação dos direitos sociais.
No Brasil não se aplica o modelo da Inglaterra, pois aqui não se adquiriu os direitos nesta mesma ordem, e sim em ordem inversa, o que afetou a natureza da cidadania. No Brasil primeiro veio o direito social com muita ênfase, depois o direito politico em um período ditatorial, e por ultimo o direito civil, sendo este ultimo, pouquíssimo desenvolvido por aqui.
Outro ponto importante, da natureza histórica da cidadania, é o que chamamos de Estado-nação, a luta pelos direitos, sempre se deu dentro das fronteiras geográficas e políticas do Estado-nação, sempre foi uma luta política nacional, e o cidadão a que dela surgia era também nacional. Isto quer dizer que a construção da cidadania tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação, as pessoas se tornavam cidadãs à medida que passavam a se sentir parte de uma nação e de um Estado.