suplementos
Servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição, e eles devem ser utilizados sob indicação de um médico ou nutricionista. Existem aqueles suplementos alimentares que contém todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais) como o Centrum e o Oneaday, e existem aqueles suplementos que contém uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes. Os tipos de suplementos alimentares que existem são: suplemento alimentar hipercalórico (para engordar), suplemento alimentar protéicos (para ganhar massa muscular), suplemento alimentar termogênico (para emagrecer), suplemento alimentar antioxidante (contra o envelhecimento) e o suplemento alimentar hormonal (regularizar o sistema hormonal). Sendo assim divididos em 5 categorias:
-Repositores hidroeletrolíticos
Suplementos que possuem carboidratos e eletrólitos. Têm por objetivo a reposição de líquidos e sais que são perdidos na prática de exercícios físicos por meio da transpiração.
-Repositores Energéticos
Apresentam, em sua maioria, carboidratos em sua composição com acréscimo ou não de vitaminas e minerais. Mantém o nível correto de energia para os atletas.
-Alimentos proteicos
Produtos com proteínas, principalmente, que devem ter um alto valor biológico, provindas de animais. Podem conter gorduras e carboidratos.
-Alimentos compensadores
Devem concentrar proteínas, carboidratos e gorduras em concentrações diversas. Podem levar também vitaminas e minerais.
-Aminoácidos de Cadeia ramificada
São constituídos por aminoácidos essenciais, ou seja, os que o corpo não produz e que devem ser supridos na