TEORIA DE PIAGET PARA A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cada estádio principal é um sistema de pensamento qualitativamente diferente do precedente.
Estados sequenciais, cada um corresponde a uma idade tendo casa um subcategorias, embora possam existir diferenças cronológicas.
Existe uma evolução integrativa, isto é, as novas aquisições são integradas na estrutura anterior, organizando-se agora uma nova estrutua hierarquicamente superior.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo dá-se quando temos um conflito cognitivo. O conflito cognitivo, causa instabilidade, motivação, conflito, duvida, desejo de saber. Este conflito cognitivo dá-se quando percebemos que temos algo contraditório é interno e pessoal.
Assim a cognição é um processo activo e interactivo permanente de avanços e recuos entre a pessoa e o meio. É activo e não passivo, a pessoa afecta o meio e o meio afecta a pessoa simultaneamente, como que um mecanismo regulador.
Assimilação; tenta-se encaixar, conforme o conhecimento.
Acomodação; é a modificação do nosso conhecimento, é a resstruturação do mesmo de uma maneira diferente
A Assimilação e Acomodação
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
O próprio Piaget define a assimilação como (PIAGET, 1996, p. 13) :
… uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.
Isto significa que a criança tenta continuamente adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela possui até aquele momento. Por exemplo, imaginemos que uma criança está aprendendo a reconhecer animais, e