Psicologia do Desenvolvimento Infantil
Modelo Diretivo- Cadeiras enfileiradas, silêncio absoluto. O professor somente ensina e o aluno somente aprende.
- O aluno é uma tábua rasa e não sabe de nada, cabe ao mestre a transmissão do pensamento.
Pedagogia Não Diretiva- Carl Rogers- Nesse pressuposto, o professor auxilia o aluno no processo de aprendizagem. Acredita-se que o aluno á possua uma bagagem hereditária, o que ele precisa é aprender a organizar o saber para obter conhecimento. O professor pouco interfere nesse processo, deixa o aluno aprender por si mesmo e apenas busca despertar o interesse por conhecimento que é inato.
Pedagogia Relacional – O aluno só aprende se for capaz de problematizar sobre suas ações. Tudo o que o aluno aprendeu em vida serve de patamar ara se construir novos conhecimentos
Popper -Não há nada no intelecto nada que não tenha passado pelos sentidos.
Piaget- Não pode basear-se apenas na crença hereditária e nem na crença social. Nesse sentido construtivista, o professor além de ensinar, precisa aprender.
Freire: O professor, nesse modelo epistemológico, passa a aprender enquanto o aluno também passa a ensinar. Assim o avanço é mútuo e todo o processo supera a figura autoritária do professor e ultrapassa o dogmatismo de conteúdo.
Abordagem Tradicional.
A organização da Pedagogia como ciência se dá através do filósofo alemão Herbart- Foi o primeiro a organizar e sistematizar a educação com fins objetivos e também a considerar a psicologia na teorização do ensino.
Esse modelo tinha como objetivo a formação moral do estudante. Ele cria as instituições de ensino defendendo que nesses locais as crianças alcançam os objetivos educacionais.
Padrão Escolas no Séc 19
Herbart influenciou o ocidente e também o Japão, baseando-se no pressuposto que a mente humana apenas apreende novos conhecimentos e só participa do aprendizado de maneira passiva- É dai que vem o nosso ensino tradicional.
Nesse modelo prepara-se o estudante para