materiai e metodos - seringueira
2406 palavras
10 páginas
?? colocar o número (exemplo 3.) para os demais também como INTRODUÇÃO, OBJETIVO.....3. MATERIAL E METODOS
A sucessiva transformação antrópica dos ecossistemas naturais em agrossistemas degradados e de pouca sustentabilidade abrange social e economicamente, as populações que os cultivam. Entretanto, na busca de alternativas agrícolas sustentáveis e que também atendam as novas demandas, a heveicultura é vista como uma opção estratégica para o país (CARMO et al., 2003).
Sua exploração econômica ainda proporciona benefícios comparativos pela igualdade genética, longevidade no cultivo e uma produção fortemente condicionada do uso de mão de obra. Portanto a seringueira é vista como uma opção economicamente duradoura para pequenos e médios produtores, já que seu cultivo permite o alcance de renda, praticamente, durante todo ano (CORTEZ et al., 2001).
Além disso, o cultivo da seringueira se bem conduzido pode alcançar resultados ambientais desejáveis tanto para o solo como para os recursos hídricos em geral. Sua copa resulta na proteção do solo, amortizando o impacto do sol, das chuvas e dos ventos. (CARMO et al., 2003; FERNANDES, 2003)
A seringueira possui uma postura interessante ao ser intercalada com outras culturas em diversos arranjos e espaçamentos, ela apresenta bons resultados tanto para modelos ambientais, como econômicos. Já foram constatados no estado de São Paulo e também na Amazônia resultados positivos em relação a sistemas de arranjos da seringueira com culturas de guaraná, cacau, café e também pimenta.
EMBASAMENTO LEGAL
Segundo a Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012: “Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a titulo de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados percentuais mínimos em relação à área do imóvel.”
De acordo com a lei, o proprietário ou possuidor de imóvel rural poderá regularizar sua situação tomando as seguintes alternativas, isolada ou