guerra do vietnã
Nesse trabalho iremos falar sobre a guerra do Vietnã que no fim da Segunda Guerra marcou o inicio do período da guerra fria, que duraria até a dissolução da União Soviética, em 1991. Em maio de 1949, a União Soviética demonstrou ter armas nucleares. Por medo da destruição mutua, os Estados Unidos e a União Soviética, as duas super potencias que emergiam da segunda guerra evitaram um confronto aberto. Mas adotaram posições antagónicas, em conflitos armados entre países periféricos, como a Guerra do Vietnã (1955 – 1975)A guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial.Como todos os conflitos, foi apenas mais um com motivos banais e causas inúteis. Nunca houve um vencedor, como é estampado em livros. Uma guerra sempre gera destruição, morte e miséria, tanto para o lado derrotado como para os ditos “vencedores”
A guerra do Vietnã
Ocorreu entre os anos de 1959 e 1975 e é considerado o mais violento conflito da segunda metade do século XX.Laos, Vietnã e Camboja faziam parte de uma região conhecida como Indochina. Estavam sobre o domínio francês e queriam a independência.
Para entender melhor o conflito é preciso saber que durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os orientais, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).
Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra.Quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã).
Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.
Em 1954, a Conferência de Genebra (convocada para negociar a paz) reconheceu a Independência do Camboja, Laos e Vietnã.Outra medida tomada estabeleceu que o Vietnã ficaria dividido em:
- Vietnã do