Suplementos
Atenção: a quantidade de suplemento a tomar vai de acordo com seu perfil. Antes de ingerir os produtos consulte o nutricionista.
BCAA
O que é: Composto com valina, leucina e isoleucina (aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAAs, que não são produzidos pelo corpo).
Indicado para: Esportes de longa duração, como meias-maratonas ou triatlo. “O BCAA retarda a fadiga, reduz dores e quedas na função imunológica”. Também é interessante para quem faz musculação, pois estimula a produção da proteína M-tor, que participa do processo de crescimento de massa muscular. A dose diária aproximada recomendada de BCAA fica entre 3,5 e 5 g.
Hora para tomar: Duas vezes ao dia – 30 minutos antes e até uma hora após o treino.
Riscos do exagero: Sobrecarga nos rins.
WHEY PROTEIN
O que é: Proteína do soro do leite.
Indicado para Evitar catabolismo (perda muscular) e construir músculo, independentemente da modalidade do treino.
Hora para tomar: Até uma hora após o treino. “Aí os aminoácidos da proteína são mais bem captados, evitando catabolismo e lesões”, diz Maristela Strufaldi, nutricionista e consultora da MH. Unir o whey a suplementos de carboidrato, como a dextrose, acelera o transporte dos nutrientes da proteína. Misture 0,25 g de whey a 1 g de carboidrato por quilo de peso corporal (se tiver sobrepeso ou treinar forte, a medida pode variar. Procure um nutricionista).
Riscos do exagero: Sobrecarregar fígado e rins, e engordar (o excesso de proteína não é absorvido e vira gordura).
CREATINA
O que é:Composto de aminoácidos (arginina, metionina e glicina).
Indicado para Ganhar força e energia em modalidades que exigem explosão (como esportes de quadra e musculação). “A energia dos músculos vem de uma molécula chamada ATP, que age por um intervalo curto. Ao ser metabolizada, a creatina ajuda a reconstruir a ATP”.
Hora para tomar:Até uma hora pós-treino. Misture-a a suplementos de carboidrato, como a dextrose.