suplementação pós exercicio
CHO
Imediatamente após o exercício se inicia o processo de ressíntese de glicogênio após o exercício, mais rápido nas 5-6 primeiras horas de recuperação e ingestão de CHO imediatamente após o exercício acelera o processo, o consumo de uma dieta rica CHO nas primeiras 24 horas após exercício intenso recupera glicogênio muscular.
Segundo Stevenson et AL. Parece ser mais eficaz CHO de alto índice glicêmico nas primeiras horas após o exercício que contribuem na ressintese de glicogênio, e depois para refeições de baixo índice glicêmico que continuam a fornecer energia e sensação de saciedade. A ingestão de CHO 1 a 1,5 imediatamente após o exercício ou dentro de 2 horas posteriores, se alimentação não suprir as necessidades, suplementar (nutrição da CBJ).
Proteína
Segundo alguns autores uma solução de CHO e proteína diminuíram a intensidade de dor muscular, não se sabe exatamente o porquê deste efeito, mais essa mistura entre os dois macronutrientes pode influenciar no equilíbrio protéico pós exercício, contribuindo como substrato para síntese protéica o que envolve benefícios a somente em longo prazo.
A recomendação de proteína pós exercício é de 1 g de proteína para 3g de carboidrato, caso o valor de proteína não seja atingido é necessário suplementação protéica.
Os líquidos são uma boa escolha para os atletas, a ingestão de bebidas esportivas parece ser uma boa estratégia, pois oferecem eletrólitos, CHO, hidratam.
Relato da atuação da equipe de nutrição nas olimpíadas 2008
A equipe de nutrição da CBJ foi primeira a integrar uma delegação olímpica no Brasil, reconhecimento de um trabalho de 5 anos com a seleção de judô.
A fase antecedentes aos jogos foi realizada no Japão, o problema com a escolha do pais foi a alimentação, com isso a equipe de nutrição teve que superar alguns desafios, e conhecer a culinária japonesa, identificar sua limitações e limitações dos atletas, e estudar possibilidades de substituição