Superando dificuldades na matemática.
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
“SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA, UM OLHAR VOLTADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES”
Alex Maselli Jacques
Geani Santos Marinho
Ileonai da Cruz Santana
Marcia Quely Santos Rocha
Marisa Lima dos Santos
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Psicologia da Educação III (Dificuldades de Aprendizagem), ministrada pela Prof.ª Rita Curvelo.
Ilhéus, BA
Jan/2012
“SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA, UM OLHAR VOLTADO PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES”
SÍNTESE DO PROJETO
Aborda sobre as dificuldades de aprendizagem da matemática, conceituando acalculia e discalculia, destacando suas manifestações no individuo. Ressalta a importância de um currículo planejado de acordo com as especificidades do educando, de maneira facilitadora e motivadora para seu desenvolvimento cognitivo lógico matemático. Relata que as dificuldades de aprendizagem da matemática se manifestam em diversas áreas, além da aritmética. Propõe atividades que estimulem um processo interativo entre os participantes, que desenvolvam suas habilidades e capacidades matemáticas, respeitando seu grau de desenvolvimento psicológico.
JUSTIFICATIVA
A matemática, considerada como disciplina entediante e complexa em todos os níveis de ensino para muitos estudantes, destaca-se entre as demais com alto índice de fracasso escolar. Partindo desse pressuposto um projeto de intervenção pedagógica que vise uma melhoria no processo ensino-aprendizagem da matemática se torna relevante no momento em que intervêm direta ou indiretamente na aquisição de conhecimentos matemáticos de maneira que considere as especificidades e os estágios de desenvolvimento psicológico de cada educando.
Quando esse rendimento matemático escolar defasado é