O método materialismo histórico e dialético.
Materialista porque somos influenciados pelas relações sociais de produção. “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência” Porém não há o determinismo absoluto. O homem tanto cria suas relações sociais quanto é por elas criado. Segundo Marx : “As circunstâncias fazem os homens da mesma forma que os homens fazem as circunstâncias”.
Por isto é também histórico porque a sociedade e política dependem da ação concreta dos seres humanos no tempo. Não é possível entender o real desconectado de uma prática social, da atividade social humana. Porém deve-se observar que, se os homens fazem sua própria história, não a fazem como querem e sim a fazem em um mundo perpassado por contradições sociais. Por isto o real é também dialético porque o processo histórico é movido por contradições sociais. Exemplo: no capitalismo há a contradição entre a apropriação privada dos meios de produção e o fato de a produção ser social.
2. Pesquise e explique a importância que Marx da ao trabalho.
: O trabalho sempre ocupou papel fundamental em todas as comunidades sociais, visto estar intimamente ligado à própria essência humana e, ainda, por ser um dos meio que o homem tem de identificar-se como sujeito, capaz de criar e modificar o contexto social no qual está inserido. Com o surgimento das máquinas, os pequenos agricultores e demais trabalhadores foram levados a abandonar suas terras e trabalhar para aqueles que detinham meios de produção, o que iniciou um processo de dominação destes sobre aqueles. Traçando uma análise acerca do trabalho e de sua importância para o homem, Karl Marx o identificou como instrumento de opressão utilizado por burgueses para alcançar o domínio das classes inferiores e, ainda, percebeu que era preciso romper com o ciclo imposto pelo capitalismo, para evitar que o trabalho se tornasse mercadoria.