Enfermagem
A infecção dos rins acontece de duas maneiras. A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins. Isto ocorre normalmente nas cistites não tratadas ou nos casos de colonização assintomática da bexiga por bactérias. Nem todas as pessoas relatam sintomas de cistite antes do surgimento da pielonefrite.O segundo modo de infecção dos rins é pelo sangue, quando a bactéria em algum local do corpo, com nos casos de infecção da pele, viaja pela corrente sanguínea e se aloja no rim. Este tipo é bem menos frequente do que pela via ascendente (KUMAR, 2011).
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário ascendente que atinge ao rim e a pelve renal.
Definição
A Pielonefrite é um disturbio renal que afecta os túbulos, o interstício e a pelve renal. Afecta quase todas as estruturas do rim, só o glomérulo é excepção, pelo menos até uma fase avançada. É uma das doenças mais comuns a afetar o Rim (SMITH, et al., 2005).
Ocorre de duas formas:
- Pielonefrite Aguda: que é causada por uma infecção bacteriana, sendo uma lesão renal ao nível das vias urinárias. Pielonefrite aguda é o termo hoje recomendado pela Sociedade Internacional de Urorradiologia para denominar o processo inflamatório/infeccioso renal. Trata-se de uma doença comum, que acomete o parênquima, o interstício e a pelve renais e incide mais na população feminina, na idade adulta, com pico dos 15 aos 40 anos(LERMA, et al., 2011).
- Pielonefrite crônica: é derivada de múltiplos ataques de pielonefrite aguda, que podem ser mais ou menos graves, e que ocorrem frequentemente durante um período alargado. A pielonefrite crônica pode reduzir uma lesão irreversível do rim, levando a insuficiência renal crônica (LERMA, et al., 2011).
Etiologia
É frequêntemente causada por bactérias Gram-negativas que representam a flora normal no intestino. Estas bactérias (Escherichia coli, Enterobacter, Proteus Mirabillis, Klebsiella) causam infecções do