SUPERANDO AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Autor: Cícero André Alves dos Santos1
Professor Orientador: Jonas Krause2
RESUMO
O trabalho realizado sob o título ‘Superando as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática’ visa mostrar algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática como na formação do profissional docente, na metodologia utilizada pelos professores, na relação professor-aluno, na quantidade excessiva de alunos em sala de aula e no planejamento e apresentar algumas sugestões que possam vir a contribuir para a superação das dificuldades como relacionar o ensino ao conhecimento e habilidades dos alunos, a utilização de jogos matemáticos e a introdução das TIC a fim de que o ensino da matemática seja reconhecido como de fundamental importância na vida escolar e na vida profissional de cada indivíduo na atual sociedade.
Palavras-chaves: Formação profissional, Superação, Planejamento, Metodologia.
1. Introdução
A matemática é uma das ciências mais antigas, fruto dos primeiros esforços do homem para representar números e encontrar formas de resoluções de seus problemas cotidianos.
Os primeiros povos viviam caçando animais selvagens e colhendo frutas, geralmente, habitavam em espaços abertos ou em cavernas. Eram nômades e se deslocavam constantemente de um lugar para outro a procura de alimentos.
Uma das grandes descobertas do homem foram os números. O conceito de número e o processo de contar desenvolveram-se antes dos primeiros registros históricos, pode-se dizer que há mais de 50.000 anos. Os números apareceram devido á necessidade do homem em contar seus animais, suas caças e seus rebanhos.
Um dos primeiros sistemas de numeração de que temos conhecimento é o egípcio, por volta de 3.000 a.C., desenvolvido pelas civilizações que viviam no Vale do Rio Nilo, ao nordeste da África. Alguns