Projeto - estágio
O baixo desempenho educacional e o grande desestímulo dos estudantes na área de matemática devem-se principalmente à metodologia inadequada que geralmente se utiliza para ensinar essa matéria e a falta de exposição das aplicações diárias dos conteúdos abordados em sala de aula. Diante disso, percebemos que o ensino da matemática vem sendo classificado como monótono e desmotivante, pois é realizado com a transferência de informações, com a impregnação de conceitos, repetição de fórmulas e cálculos. Assim, a construção do conhecimento e a interpretação no entendimento da sociedade ficam às margens do processo ensino-aprendizagem.
Com o desenvolvimento deste projeto buscamos uma matemática prazerosa, que através de construção de conceitos, os alunos poderão percebê-la como uma ciência que possui linguagem e códigos próprios, com capacidade de despertar curiosidades e ferramentas precisas, para que o homem possa estruturar pensamentos, descrever o mundo e comunicar idéias e não apenas uma disciplina de memorização, construindo e superando desafios, desenvolvendo o raciocínio lógico-dedutivo dos participantes e promovendo construções que auxiliam na aprendizagem de conceitos matemáticos e proporcionando uma melhor identificação da disciplina no cotidiano.
OBJETIVOS
• Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo através de construção de conceitos matemáticos;
• Criar situações-problema que promovam a percepção do educando como sujeito ativo dentro do processo ensino-aprendizagem;
• Identificar conceitos matemáticos na construção de atividades práticas;
• Aplicar o conhecimento matemático dentro de uma perspectiva lúdica.
JUSTIFICATIVA
Com a utilização de materiais concretos, lúdicos e desafiadores é possível contribuir com o aprendizado que, através de desafios encontrados desenvolve o raciocínio rápido e a lógica.
Segundo Chamorro (2003), os recursos didáticos são os meios