Sulfato de Zinco
Obtenção e caracterização do sulfato de zinco.
Introdução Teórica
Sulfato de zinco (ZnSO4) é um composto químico cristalino incolor, solúvel em água. A forma heptahidratada, ZnSO4·7H2O, o mineral goslarita, foi historicamente conhecido como "vitríolo branco", e também chamado de vitríolo de zinco ou sal de vitríolo.
Outra forma natural deste heptahidrato é conhecido como o mineral zincmelanterita (Zn,Cu,Fe)SO4·7H2O (estruturalmente diferente da goslarita).
O sulfato de zinco é um composto iônico incolor utilizado na fabricação de raiom e fertilizantes. Ele também é usado para eliminar musgo, embora não deva ser aplicado indiscriminadamente, já que representa uma ameaça para o meio ambiente e especialmente para os organismos aquáticos.
É possível produzir sulfato de zinco utilizando zinco e ácido sulfúrico, ou zinco e sulfato de cobre.
Pode ser preparado pela reação do zinco metálico com ácido sulfúrico.
Zn (sóido) + H2SO4 (aq.) → ZnSO4 (aq.) + H2 (gás)
Experimento
Materiais:
Béquer
Funil
Filtro de Papel
Tubo de Ensaio
Vidro de Relógio
Bico de Bunsem
Tripé
Mangueira de Látex
Cuba
Baqueta
Reagentes:
Ácido Sulfúrico
Água Destilada
Ferrocianeto de Potássio
Zinco
Gelo
Procedimento e Resultados
Foram pesados exatamente 5 gramas de zinco em pó em um béquer de 400 ml e levado a capela, para adicionarmos 50 ml de acido sulfúrico, ao adicionarmos o acido sulfúrico, ficamos aguardando até o desprendimento do gás hidrogênio.
Depois de uns 15 minutos mais ou menos, retiramos o béquer da capela e aquecemos a solução durante 30 minutos (para que houvesse aceleramento da reação e a fim de eliminar impurezas) e em seguida foi filtrado a quente num béquer e em seguida sendo resfriado agitando o béquer, numa cuba com gelo, até cristalizar. Só que não houve a cristalização! Tivemos que aquecer utilizando o bico de Bunsen, até cristalizar. Depois que cristalizou, pesamos um papel filtro