trabalho
Durante toda a vida do planeta cinco grandes eventos catastróficos acabaram com grande parte das espécies que habitavam a Terra. Estes eventos foram decorrentes de impactos de meteoros, erupções vulcânicas e outros desastres naturais. É verdade que a vida se recuperou e estas catástrofes foram responsáveis pela abertura de novos nichos que conduziram a evolução para o surgimento das espécies que conhecemos atualmente.
Porém, como questão de sobrevivência de nossa espécie, devemos ficar atentos ao que vem acontecendo no mundo, especialmente no último século, em que a população humana cresceu de forma espantosa e os habitats de outros animais estão sendo destruídos por causa do uso mais intensivo da natureza pelos humanos.
A Natureza opera através de equilíbrios muito finos, tudo aquilo que aprendemos em Ecologia, e qualquer desvio maior neste equilíbrio podem operar em uma nova extinção global, da qual os humanos não estão livres.
Para ler o relatório, siga para o site da WWF e baixe o caderno com as informações completas chamado 'Planeta Vivo' neste link: http://goo.gl/DJCFimA seguir, eu copio alguns trechos importantes revelados neste estudo.
Espécies Terrestres:
“Espécies terrestres diminuíram 39% entre 1970 e 2010 e esta tendência não mostra sinal de desaceleração. A perda de habitat para abrir o caminho para atividades humanas – particularmente para a agricultura, desenvolvimento urbano e geração de energia – agravada pela caça, continua a ser uma grande ameaça.”
Espécies de água doce:
“O LPI (Lista do relatório 'Planeta Vivo') de espécies de água doce diminuiu em média 76%. As