Pilhas galvanicas
Química Experimental
Pilhas Galvânicas e de Concentração
Pilhas Galvânicas e de Concentração 1) Objetivo:
A aula de química experimental, referente ao dia vinte e um de outubro de dois mil e dez, teve como objetivo a análise e construção de pilhas galvânicas e baterias. 2) Introdução:
Uma célula galvânica consiste de dois eletrodos, ou condutores metálicos, que fazem contato elétrico com o conteúdo da célula, e um eletrólito, um meio condutor iônico, dentro da célula. Em uma célula galvânica, a oxidação ocorre em um eletrodo, e a espécie oxidada perde elétrons para o eletrodo. A redução acontece no outro eletrodo, onde a espécie que sofre redução coleta os elétrons sendo empurrados para um eletrodo e puxado do outro eletrodo. O eletrodo onde a oxidação ocorre é chamado de anodo. O eletrodo no qual ocorre a redução é chamado de catodo.
3) Materiais Utilizados:
* Pilhas Galvânicas:
Materiais: Reagentes:
Béquer de 100 mL e de 250 mL CuSO4 0,1 mol/L
Placas de Cu, Fe (pregos) e Zn FeSO4 0,01 mol/L e 0,1 mol/L
Tubo de vidro em U KCl 3M
Voltímetro ZnSO4 0,1 mol/L
* Bateria:
* Solução de sulfato de cobre 1 mol/L. * Solução de sulfato de zinco 1 mol/L. * Água destilada. * 3 placas de cobre. * 3 placas de zinco. * Fios de conexão. * Multímetro. * 2 vidros de relógio (ou pratos). * Filtro de papel.
4) Procedimento:
* Pilha de Cobre e Zinco:
Primeiramente adicionou-se ao primeiro béquer a solução de sulfato de zinco 0,1 mol/L e o eletrodo de zinco. No segundo béquer, colocou-se a solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L e o eletrodo de cobre. Montou-se a ponte salina adicionando-se a um tubo em forma de U